Paulo Martins fala sobre sua carreira e livros publicados – Parte I

Entrevista com Paulo Martins – Futebol de Ouro Brasil

Meu nome é Paulo Sérgio Martins, sou natural de Uberaba/MG, tenho Formação em Educação Física, licenciatura plena, pela OSEC em 1985, atual Unisa – Universidade de Santo Amaro, tenho Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e especializações em Futebol e Administração e Marketing Esportivo, já ministrei aulas para cursos de graduação em Educação Física da UNISA – Universidade de Santo Amaro, ministrei cursos de extensão universitária em diversas áreas ligadas ao futebol e já publiquei três livros juntamente com meu grande amigo e Professor Marco Aurélio Paganella. Já trabalhei também como técnico, coordenador de esportes e gerente de esportes em clubes como: Clube Delfim Verde, Clube Ipê, E.C Sírio, C.A. Indiano, Clube Alto de Pinheiros e Alphaville Tênis Clube, onde nesse último fui Gerente de Esportes por mais de uma década. Fora do Brasil trabalhei em clubes de futebol nos Estados Unidos, como Tempe Soccer Club, South Bank, Awatuck Soccer Clube e atualmente trabalho como Diretor Técnico do Phoenix Brazas Soccer Club dos Estados Unidos. Ainda fora do Brasil participei do comando técnico e de gestão de equipes de futebol de diferentes categorias da Base ao Principal em torneios internacionais de futebol em países da América do Sul como chile, Uruguai e Argentina e em torneios europeus na Suécia, Holanda, Áustria, Itália, Dinamarca, Finlândia e Espanha. Também trabalhei na elaboração e desenvolvimento do Projeto Esporte Talento, de Educação pelo Esporte, perante ao Instituto Airton Senna e USP – Universidade de São Paulo, bem como participei da criação, desenvolvimento e consolidação da Copa Paulista de Futebol de base por 12 anos.

Fale um pouco sobre seus livros

A questão dos livros eu comecei a escrever depois dos 50 anos de idade. A ideia no Brasil quando se fala em escrever um livro ela passa muito longe de um interesse financeiro, porque o retorno é muito pequeno e o investimento é alto. Então resolvemos escrever o livro no sentido de compartilhar as informações, dividir conhecimentos e disseminar aquilo que nós vivemos e desenvolvemos ao longo de nossa carreira. Dentro dessa linha eu resolvi a partir dos 50 anos e com mais de 30 anos de carreira, dividir esses conhecimentos. O meu primeiro livro teve o tema Futebol e seus fundamentos, tendo sempre como meu parceiro o professor Marco Aurélio Paganella, no qual trabalhamos ministrando aulas na Universidade de Santo Amaro.

O livro Futebol e seus fundamentos foi publicado em 2013 pela Editora Ícone e foi um trabalho bastante extenso com 26 capítulos, a nossa ideia é que ele se tornasse um manual prático do futebol, nós adotamos uma linguagem técnica e informações científicas para que o público alvo tivesse uma formação em Educação Física, e isso foi feito, estamos felizes porque teve uma boa aceitação pelo público e ele acabou sendo adotado por algumas universidades em seu currículo nas aulas de futebol.

O 2° livro trata da Gestão de Clubes Esportivos e foi publicado em 2016 também pela Editora Ícone, e o interessante foi que eu escrevi ele em pouco mais de um mês, nós relatamos todas as formas de sucessos que tivemos trabalhando na gerencia de clubes esportivos, e pra mim que passei 18 anos trabalhando no Alphaville Tênnis Club, tudo aquilo que fizemos de projetos a forma que foi administrada e os melhores resultados a gente colocou no livro, é um livro bem amplo e que dá uma ideia de como é fazer a Gestão do esporte e eventos dentro de um clube com realidade social como tantos em São Paulo.

O 3° livro foi publicado agora em 2018 pela Editora CRV, com o tema Jogos Especialmente Criados para a Aprendizagem, o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento do Futebol, sobre esse último tema ele foi bem interessante, resolvemos fazer um registro em cima de métodos para futebol. Então como a gente sabe que o futebol é uma habilidade na qual você não nasce sabendo, a gente precisa aprender.

São três princípios básicos que considera para que se efetiva uma aprendizagem, primeiro deles é a repetição, segundo é o princípio da variabilidade onde acontece a repetição com variáveis e o terceiro é mais complicado, é o da resolução de problemas, como que aquilo que você repetiu e variou se aplicaria em uma situação de jogo, então esse é o terceiro princípio. Só para ilustrar, o futebol é diferente da natação onde você aprende a técnica e depois cai na piscina e vai desenvolver o que você aprendeu, mais ai entra a diferença, na piscina ninguém vai te segurar ou atrapalhar seu nado/técnica. No futebol você passou por todos esses ensinamentos de técnica igual da natação, mais dentro de campo vai ter alguém bloqueando e dificultando suas ações. Então esse terceiro elemento é muito importante para o desenvolvimento do futebol.

Contato para realização de palestras, clínicas e eventos esportivos – Paulo Martins -(011) 9 8088-3995 (WhatsApp) / São Paulo/SP.

E-mail – psmartins05@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *